Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

terça-feira, 12 de julho de 2016

#Day7 - Balanço da primeira semana

What's up?! Como vocês estão?

Chegamos ao fim da primeira semana de "5am Club" e, apesar de manter a rotina no final de semana todo, na segunda-feira não foi fácil de acordar. Fiquei bastante sonolento nas primeiras horas do dia. Talvez a culpa seja do horário de ir para a cama no dia anterior. Mesmo dormindo antes das 23h, não consegui cumprir a meta das 22h. Vale ressaltar, que voltei a treinar e portanto cheguei um pouco mais tarde em casa e já sei que vou ter que acelerar as coisas para conseguir deitar mais cedo.



Balanço Geral

Apesar da primeira etapa da meta ser o 21º dia, acho válido fazermos um ponto de controle nessa primeira semana completa.

Nesses primeiros 7 dias, confirmei que a melhor estratégia para conseguir acordar na hora é realmente colocar o celular bem distante da cama - no meu caso, no banheiro. E a rotina banho, água com limão, lanche rápido e café quentinho já virou necessidade matinal.

Outra prática que já ficou automática é a meditação. Sinto uma paz enorme após 10 minutos de prática meditativa e ela me faz sentir que tenho um controle maior da minha mente e sentimentos ao longo de todo o dia.

Falei em um post anterior sobre as atividades sugeridas pelo Robin Sharma, estão lembrados? Como no meu caso treino Crossfit na parte da noite, tenho usado os 20 minutos da atividade matinal com o banho e o preparo do café para me despertar, após isso utilizo a agenda para escrever meus planos para o dia e os outros vinte minutos utilizo para leitura e para ver alguns vídeos que vou separando nas minhas pesquisas.

A maior influência do "5am Club" ao longo do meu dia durante esses 7 dias foi o sono a disposição. Me senti com mais energia para realizar minhas atividades. Uma coisa que ficou bem clara, para mim, foi que a energia para me tirar da inércia passou a ser bem menor. Fiquei bem mais disposto a realizar minhas tarefas e quando começava não parava. Sério, fiz muita coisa nessa semana, antes e depois das 8h da manhã. E o aprendizado que ficou, é que preciso dar muito importância à hora de ir para a cama.

É óbvio que o desenvolvimento desse blog e a curiosidade para aprender mais sobre a rotina matinal daquelas pessoas que eu admiro tem feito que eu pesquise e leia bastante sobre o assunto. A lista de livros só cresce. Mas em resumo, o que eu gostaria de deixar para vocês nesse balanço da primeira semana é a importância de aproveitarmos o período mais calmo do dia para realizarmos nossas tarefas mais valiosas e criar bons hábitos em primeiro lugar. 

É indispensável trabalharmos primeiro com nós mesmos, antes de sair para o mundo. Esse é o princípio inverso para a maioria das pessoas, que vão para seus trabalhos e cuidam do compromissos dos outros antes de ter feito o trabalho necessário com si mesmos. A maioria das pessoas se revoltam, porque não estão evoluindo. Você precisa lidar com as todas as variáveis e encontrar tempo para você mesmo. E o "5am Club" é perfeito para isso.

Além de desenvolver-se e estar em dia com as suas tarefas "internas", a ciência vem provando vários benefícios de sair da cama mais cedo. Um estudo da University of North Texas descobriu que os estudantes que são "pessoas da manhã" tiram notas significativamente mais altas do que aqueles que acordam tarde. Em outro estudo, o biólogo Christoph Randler, após pesquisar mais de 300 estudantes universitários, descobriu que aqueles que acordavam mais cedo são mais propensos a antecipar os problemas e serem mais pró-ativos do que as "pessoas noturnas".

E você, o que está esperando para entrar para esse clube?


2 comentários:

Flávio Orelhana disse...

Caro Sérgio,

Me identifico com os livros que lê, muitos eu já li, nao sei se fará isso nas postagens posteriores, mas será que você poderia postar uma lista do que tem lido? Abs

Sérgio Bonomi disse...

Olá Flávio! Muito obrigado por ler e comentar o blog.

Com certeza, você me deu uma excelente ideia de post para o site, farei isso em breve sim!
Mas já te adianto que atualmente estou lendo o livro "Líder sem Status" do Robin Sharma http://amzn.to/2ldYjxv Uma verdadeira lição de moral para nossas vidas, ainda não terminei, mas recomendo.

Abraços