Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sexta-feira, 15 de julho de 2016

#Day10 - Atenção ao momento de dormir

Bom dia! Tudo bem?

Hoje não foi nada fácil levantar e volto a reforçar que se não fosse o celular bem distante da cama (no meu caso, no banheiro), acredito que eu não teria conseguido cumprir a meta do "5am Club". Ontem, mais uma vez fui dormir bem depois do objetivo de 22h e apenas deitei depois das 24h, pois estava acompanhando o futebol na televisão, mas fora isso tive um noite bem tranquila de sono.

Acho que já deu para perceber que tenho seguido alguns hacks para conseguir atingir meu objetivo, não é mesmo? Muitos deles estão compilados no livro do Raiam dos Santos do MundoRaiam.com. E hoje, quero falar um pouco sobre o hack #32 - Durma bem

É preciso termos em mente que o segredo da força de vontade e disposição para levantar às 5h da manhã está no horário de deitar no dia anterior e na qualidade do nosso sono. E, para isso, precisamos ficar atentos à nossa rotina já a partir das 18h.

A tecnologia é nossa grande aliada e ela tornou possível que eu esteja aqui me comunicando com vocês diariamente, mas é importante ficarmos atentos à quantidade de luz azul (do inglês Blue Light) que ficamos expostos após o pôr do sol. 

Melhorando a qualidade do sono

Hoje em dia é muito comum nós irmos para a cama com nossos smartphones ou tablets, ficando horas a fio acessando redes sociais e conversando com amigos até que o sono "bata". Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal CanalTech e realizada pelo professor de Medicina do Sono Paul Gringras, essa prática pode prejudicar e desregular a qualidade de sono dos indivíduos. Segundo o autor do estudo, a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos atuais é uma das principais responsáveis por esse desregulamento, já que esses displays modernos emitem uma luz azulada que acabam suprimindo a melatonina, o hormônio do sono e, gradualmente, nos deixa cada vez mais alertas. 

Nosso Ciclo Circadiano - período de aproximadamente 24 horas que regula o ciclo biológico - é sensível à iluminação e "enquanto há luz, o corpo não entende que deve sentir sono", explica Camila Hirotsu, especialista em sono do departamento de psicobiologia da Unifesp em reportagem do jornal Folha de São Paulo.

Para nos protegermos da Blue Light, principalmente no período noturno, existem inúmeras ferramentas. Desde a utilização de óculos com lentes laranjas que barram a luz azul até aplicativos que modificam a cor da tela dos gadgets em horários pré-determinados, inclusive a partir da sua geolocalização.



Atualmente eu utilizo a a função "night shift" (disponível para iPhone) e o aplicativo f.lux no meu celular e nos computadores que utilizo em casa e no trabalho. Outras alternativas de app são o Twilight e Bluelight Filter (para computador e celular, com versões pagas e gratuitas), que deixam as cores do aparelho mais quentes depois de certo horário.


Faça o teste você também e depois deixe sua opinião aqui nos comentários.

Obrigado pela sua atenção e pela fidelidade ao blog. Até amanhã!

Um comentário:

Marcus Antonius disse...

Fala Sérgio, tudo bem?

Conheci teu blog hoje e, nossa, está sendo uma injeção de ânimo para que eu também consiga criar esse hábito na minha vida. Já imprimi a planilha que você me enviou e amanhã começo essa nova rotina.

Sobre os aplicativos, eu já tinha instalado o f.lux no meu notebook e realmente vi diferenças significativas.

Ainda não testei ele no celular. Para dispositivos móveis ele tem também a mesma eficácia?

Um abraço!