Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sexta-feira, 8 de julho de 2016

#Day3 - Em constante evolução

Bom dia! Tudo tranquilo?

O terceiro dia, como previsto, foi um desafio um pouco maior do que os dias anteriores. Fui dormir por volta de meia noite, ainda sob o efeito da agitação do futebol na televisão. Mas por incrível que pareça, mais uma vez senti uma energia gigantesca durante todo o dia e cabeça estava à mil, com a produtividade no mesmo ritmo.

Você é a média dos 5 livros que você lê

Naquele mesmo evento que serviu de gota d'água para toda essa experiência, tive contato com o conceito de "modelagem". E o que é isso? É pegar a rotina dos caras de maior sucesso e que você mais admira e tentar implementar na sua vida.

Uma delas que eu sempre tive curiosidade, mas não conseguia de maneira alguma, implementar era a meditação.

Em meados do ano passado eu tive a oportunidade de ler um livro escrito pelos melhores coaches de Crossfit, na minha opinião. Se você é competitivo e gosta de praticar seu esporte em alto nível, não deixe de ler o livro The Invictus Mindset. Nesse livro, o autor cita um aplicativo de celular muito interessante chamado Headspace. Ele tem vários planos de meditação guiada seguindo a filosofia do método denominado Mindfulness (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em português). O aplicativo permite que você teste por 10 dias de forma gratuita e depois disso precisa assinar o plano que desejar. Fiz essa experimentação por 10 dias antes de dormir e percebi uma qualidade de sono muito superior à que tinha antes. Mas as 10 sessões acabaram e eu decidi procurar um curso para aprender mais profundamente sobre essa metodologia.

Brasília é um lugar ímpar no sentido de multiculturalidade e existem algumas joias raras escondidas pela cidade. Pesquisando rápido no Google, descobri a Sociedade Vipassana de Meditação e me inscrevi no curso para iniciantes. Um mês depois, estava eu e minha curiosidade enorme sentados em uma almofada por 9 horas, divididas entre os 3 dias de curso.



Aliviando o estresse

Segundo a edição de 17 de fevereiro de 2016 da Revista IstoÉ, as pesquisas sobre o método conhecido como Mindfulness começaram em 1979, na Universidade de Medicina de Massachussets, nos Estados Unidos, onde o médico Jon Kabat-Zinn criou um programa para reduzir o estresse baseado nessa prática. Cada vez mais pessoas têm procurado a meditação em busca de aliviar o estresse do dia-a-dia. Mas o Mindfulness é diferente daquela prática das denominações religiosas, praticada em ambientes imaculados e tranquilos. A técnica  se baseia em exercícios de respiração e concentração e ajuda a combater os males da nossa época de forma simples e com uma abordagem laica.

Na prática

Após assistir ao curso, me senti bem mais à vontade para praticar a meditação em casa e aliado a minha nova rotina de acordar às 05h da manhã, comecei a dedicar 10 minutos do início do meu dia para esvaziar a mente. E estou surpreendido com os efeitos positivos que tenho observado na minha vida.

Acima de tudo, preciso destacar que o local do curso da Sociedade Vipassana de Meditação é extremamente aconchegante e me fazia sentir uma paz sem igual. Confesso que tenho vontade de voltar lá todos os dias para renovar as energias. Acredito que a meditação potencializa os efeitos do "5am Club" na minha produtividade, energia e na tranquilidade que venho sentindo nesses dias. Tenho recomendado a todos que me perguntam sobre o curso e sobre a prática da meditação Mindfulness.

Um excelente dia para nós! E até amanhã com o relato sobre o #dia4.

Nenhum comentário: