Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sexta-feira, 22 de julho de 2016

#Day17 - "Mens sana in corpore sano"

Bom dia!

Mais um dia curtindo o silêncio da madrugada e aproveitando o tempo para ler e aprender algo novo para poder compartilhar aqui com vocês.

Nesse 17º dia eu percebi uma coisa muito curiosa. Acordo com aquele sono natural de quem foi dormir às 23h e levantou às 5h, tomo o banho, desperto, faço minha rotina matinal e estou a todo vapor. Mas daí me visto e saio para trabalhar. 

No caminho o sono bateu pesado, aquele sono que deixa as pálpebras pesando uma tonelada. Mas ao longo da manhã a energia volta a um nível mais normal, que só tem uma leve recaída depois do almoço. Lembrem-se que os autores que se dedicaram a explicar a rotina do "5am Club" aceitam/recomendam uma recarregada nas baterias (de 20 minutos) após o almoço, caso seu dia-a-dia permita - o que não é o meu caso, mas tenho segurado bem a barra. Reforço, que no final da tarde e durante a noite estou novamente com a energia em nível máximo e consigo produzir um pouco mais antes de deitar.

Comentei em posts anteriores que essa semana voltei à rotina normal de treino de Crossfit e acredito que muitos de vocês também sabem dos benefícios da atividade física para o nosso corpo não é mesmo?

Mens sana in corpore sano


Há cerca de um mês alguém de alto calibre (esse da foto, conhecem?) me lembrou, em sua palestra, que devemos cuidar não apenas do nosso corpo, mas sim também da nossa mente. Lembram daquele antigo ditado "uma mente sã num corpo são" do filósofo romano Juvenal?

Desde que aprendi a meditar, naquele curso que comentei no post do 3º dia, eu comecei a entender ainda melhor a importância de separarmos um tempo para limparmos nossa mente e focar nossas energias para viver o presente, e não o passado nem o futuro.

Todos esses últimos dias, tenho aproveitado o silêncio da manhã para me concentrar por aproximadamente 10 minutos na Plena Atenção na respiração ou no corpo e tenho sentido inúmeros efeitos positivos, dentre eles: maior clareza mental, mais calma, mais energia e maior concentração no presente.

Na metodologia do Mindfulness, nós somos ensinados a identificar o foco das nossas preocupações e apenas assisti-las. Assim optamos por não vivê-las e não somos atingidos por seus males.

Para quem testou o app que sugeri no primeiro texto sobre meditação (Headspace) deve ter assistido a esse vídeo:


Para mim, é a representação perfeita do que aprendemos com a prática meditativa.

Hoje eu gostaria de sugerir um outro aplicativo (também disponível para iOS e Android) chamado Insight Timer. Mais uma vez um app utilizando os conceitos de gamefication e rede social que auxilia muito na rotina de quem quer implementar esse novo hábito.


Além do timer, como o próprio nome entrega, o Insight possui inúmeros áudios para meditação guiada, inclusive em Português do Brasil e de Portugal, além de inglês e espanhol. Em outra sessão do aplicativo, encontramos comunidades de interação entre os praticantes recorrentes. Sem falar ainda, das estrelinhas (badges) para quem alcança certas metas (10 dias consecutivos de meditação, por exemplo).

Se eu fosse você baixaria hoje mesmo. Pode me procurar lá e me adicionar como amigo e depois exercita a meditação. Tenho certeza que você vai sentir os primeiros resultados bem rápido, aí aproveita e volta aqui para comentar sua experiência.

Um abraço e até amanhã!

Nenhum comentário: