Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

domingo, 10 de julho de 2016

#Day5 - Barreira superada

Olá! Bom dia.

Paradigma quebrado e mais um hack implementado #33 - "Levante-se na mesma hora todo dia". Eu sempre acordei cedo forçado pelos horários a serem seguidos, mas final de semana para mim era sinônimo de acordar por volta das 11h ou meio dia, ou seja, ser despertado pela fome.

Acordar às 5h em pleno sábado é uma enorme barreira superada. Ponto para: a força do hábito, para a vontade de alcançar a meta de 66 dias seguidos e, como comentado no post anterior, por não decepcionar o compartilhamento dos resultados nas redes sociais e os leitores do blog.

O futuro chegou: gamificação

Você provavelmente não ouviu esse termo "gamificação" ainda, mas com certeza não se deparou com o que ele representa em aplicativos de smartphones e nas suas redes sociais.

Gamificação (ou gamification, no termo original) é, resumidamente, usar ideias e princípios de jogos para incentivar as pessoas a fazerem algo. As principais estratégias de gamificação utilizadas pelos apps e pelas empresas, por trás dos programas, são sistemas de pontos, desafios, conquistas de medalhas (também conhecidas como “badges”) e rankings (placares de líderes). Na prática, isso significa premiar as pessoas que realizam tarefas ou desafios pré-estabelecidos.

Seguindo essa linha de gamification, encontrei na AppStore (infelizmente, ainda não existe para celulares Android) um aplicativo chamado: Five Club. Com esse princípio fundamental de desafio e de recompensas por meio de medalhas, tem uma timeline exclusiva e é um app bastante simples. São basicamente 3 telas diferentes: uma onde vocês só consegue fazer check-in entre 05:00:00 e 05:00:59, a timeline com as pessoas que conseguiram entrar no clube naquele dia e o perfil de cada um que possui medalhas de 1 dia, 7, 14, 21 e 90 dias. Os seus dados como nome e foto são importados do Facebook.



Apesar de ser um aplicativo bastante simples, que apenas explora essa tecnologia de gamificação, acredito que para as pessoas mais competitivas (como eu) qualquer preguiça de não acordar é vencida pela continuidade do desafio e pela conquista das medalhas. Vale ressaltar que espera-se ética das pessoas em não acordar apenas para fazer o check-in e depois voltar para a cama ou adulterar o relógio do celular para conseguir bular o sistema. A verdade é que se você fizer isso, o único prejudicado é você mesmo, pois deixou de colher todas as vantagens do "5am Club" e, enquanto você dormia e sonhava com suas conquistas, eu estava fazendo meus sonhos virarem realidade.


Amanhã estou de volta para comentar como foi o domingo e #day6.

Nenhum comentário: