Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

quarta-feira, 6 de julho de 2016

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

Olá! Tudo bem com você?

Estou aqui hoje para contar um pouco sobre a minha experiência com a criação dessa nova rotina e minha entrada nesse seleto Clube de quem acorda às 5h da manhã.

Eu sempre gostei muito de ler biografias e sempre vejo que as pessoas de sucesso que eu admiro acordam bem cedo e aproveitam o melhor período do dia (das 05h às 08h) para avançar na busca pelos seus objetivos. 

Mas por que o melhor período do dia? 

Esse período da manhã cria o ambiente perfeito para você trabalhar ou estudar em paz e em silêncio. E não apenas isso, também a vantagem de não sofrer interrupções e não ter o foco influenciado por nada. Além disso é um momento que possuímos maior quietude mental. Mas sobre os motivos e benefícios dessa prática, eu volto em um post específico para comentar mais. Hoje vou me dedicar no estopim disso tudo, nas várias tentativas sem sucesso e na minha primeira conquista.


CINCO DA MANHÃ? Ficou maluco, menino?

Apesar de gostar de ler biografias há bastante tempo, foi apenas há duas semanas que tive contato com um conceito prático para utilizar essas inúmeras histórias de sucesso que tenho lido. Esses dias tive a oportunidade de participar de um evento corporativo que só tinha gente boa, incluindo FHC, Abílio Diniz, José Galló, Oscar Schmidt, Torben Grael, Murilo Gun, Raiam dos Santos e outros. Eu tive a sorte de poder conversar com alguns deles individualmente e aprimorar meu aprendizado. Um deles foi o Raiam. Quem não o conhece corre lá no blog dele www.mundoraiam.com e veja como o cara é bom! (e se curtir, deixa comentário dizendo que fui eu te indiquei). Eu já tinha lido os livros do cara e para mim o Hackeando Tudo é leitura obrigatória para todos. Resolvi implementar vários hacks que ele cita (são 92 no total), mas o mais difícil para mim estava sendo acordar cedo (hack #34 do livro). Sempre tive muita dificuldade em acordar no horário para ir pro trabalho (apesar de sempre chegar na hora).

Mas daí nesse evento a ficha caiu! Ouvir tanta gente boa falando que acorda às 05h da manhã, me fez decidir tentar novamente com mais veemência.

Na segunda-feira seguinte já tirei o celular para uma tomada mais longe da cama e programei para despertar às 05h. Mas nada de sucesso. Levantei, desliguei o despertador e voltei a dormir. Cheguei um dia a levantar, ir para o sofá da sala, ler por 30 minutos e voltar a dormir. E logo já tinha desenvolvido uma "técnica" que não precisava nem sair da cama mais para desligar o despertador (alongamento em dia!). Uma semana tentando e nada. Só tinha uma alternativa... Colocar o celular no banheiro, para me forçar a levantar e andar até ele.

Pronto estava decidido, ia ser assim que eu ganharia a luta contra o lençol.

Agora vai.

Segunda-feira passada (04 de julho) me planejei para deitar às 22h, coloquei um despertador às 21h50 com a mensagem em caixa alta mesmo: "HORA DE DORMIR", coloquei o celular no banheiro e deixei a roupa de trabalho toda lá dentro. Não teria como fugir, ia ter que acordar, ir até o banheiro, entrar debaixo do chuveiro, colocar a roupa do trabalho e produzir.

Confesso que o primeiro dia, apesar de ter assustado com o barulho do despertador bem longe, sai correndo para desligá-lo, nem acendi a luz do banheiro, peguei o celular na mão, e fiquei parado na porta olhando para a cama, foram alguns segundos para decidir e venci. Entrei para o chuveiro e tomei um banho para despertar.



Dito e feito!


Esse período do dia é disparado o melhor para produzir. Quando cheguei no trabalho e comentei com os amigos o que já tinha feito, um deles perguntou "tudo isso hoje?" e eu respondi que sim. O mais interessante é que nesse primeiro dia eu perdi a noção de tempo, parecia jet lag mesmo, conversando com as pessoas à noite, eu não sabia se o que eu tinha feito, tinha sido no mesmo dia ou no dia anterior e ouvi vários "você já me contou isso hoje" kkkkkk Mas nessa fase de adaptação tudo é novidade e eu dito uma coisa: "VALE MUITO A PENA".


Mas você deve ter morrido de sono durante o dia, né?

O mais impressionante dessa experiência toda é que eu nunca senti tanta energia no meu dia todo como ontem. Claro que pode ter sido a empolgação do primeiro dia. Mas foi justamente daí que surgiu a ideia de criar o blog e poder registar e compartilhar toda a minha jornada até o 66º dia (explicarei amanhã o motivo desse número) seguido do novo hábito.

Um bom dia! Fique ligado e volte amanhã para saber como foi o #dia2.

Até amanhã.