Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sábado, 16 de julho de 2016

#Day11 - Potencializando a produtividade

Olá! Como vai?

A cada dia que passo praticando o "5am Club" sinto que o processo de sair da cama e começar meu dia está se tornando mais automático. Entretanto esse 11º dia foi marcado por muita sonolência durante o dia de trabalho, mesmo deitando às 22h no dia anterior para compensar a extravagância de quarta-feira. Mas no final da tarde, início da noite, a disposição voltou a níveis altos à base de café.

Independente do grau de disposição do dia, é importante mantermos nossa produtividade em alta, já que queremos alcançar metas altas. Para isso, tenho pesquisado sobre algumas metodologias e uma acabou funcionando muito bem comigo.

Potencializando a produtividade

A técnica que utilizo, principalmente em temporada de alta demanda no trabalho, é conhecida como Pomodoro. Essa técnica foi inventada por um italiano chamado Sérgio Bonomi Francesco Cirillo no final da década de 1980 e seu objetivo é evitar distrações enquanto se foca em determinada tarefa. “Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”. Esse nome foi escolhido devido ao criador, utilizar um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. Mas no que consiste essa técnica?



Na prática, a Técnica Pomodoro é bastante simples e consiste em trabalhar por pequenos blocos de tempo, chamados de pomodoro. Cada bloco (pomodoro) tem duração de 25 minutos e durante esse período você deve trabalhar em apenas uma tarefa, sem interrupções. No fim de cada pomodoro, você deve fazer uma pequena pausa de 5 minutos. E após quatro pomodoros (ou pomodori, o plural em italiano), você deve fazer uma pausa maior de 30 minutos.

Uma das principais regras dessa técnica é que você deve evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os pomodori. O ideal seria você comunicar seus colegas de trabalho de que você está utilizando essa metodologia, para que exista maior compreensão na hora de te interromper. Tem um aplicativo para computador ótimo, que mostra o relógio na tela e qualquer um que estiver por perto pode ver quanto tempo falta para a sua próxima pausa. Falaremos logo mais sobre esses aliados da tecnologia para a metodologia.

Quando nos referimos ao comportamento com as interrupções que você precisa gerenciar, podemos dividir em 2 tipos: internas e externas.

As interrupções internas são aquelas que partem de você mesmo, como: lembrar que precisa falar com alguém ou lembrar que precisa tomar um remédio. As interrupções externas são aquelas que partem do ambiente, por exemplo: o telefone toca, chega um novo e-mail ou um colega pede uma informação.  Todas as interrupções internas ou externas devem ser deixadas para depois, a não ser que seja muito urgente. Uma sugestão é sempre que acontecer uma interrupção, você anotar a tarefa relacionada para realizá-la dentro da sua ordem de planejamento. Para evitar distrações, fique longe do celular, e das notificações push que ele emite, ao longo do seu período de concentração.



Para controlar o tempo durante nosso trabalho ou estudo utilizando a Técnica Pomodoro não precisamos necessariamente do relógio de cozinha em formato de tomate que Cirillo utilizou na Itália para criar seu método. Hoje em dia, podemos contar com a ajuda da tecnologia por meio de app no celular, recomendo o Focus Keeper (disponível na AppStore) ou o Tomighty (disponível para Windows e Mac), que particularmente é o meu preferido, pois fica com uma janela próxima à barra do Windows e pode sinalizar para os colegas de trabalho que vocês está dentro de uma atividade.


Utilizo bastante dessa técnica, inclusive para escrever meus texto aqui para o "My 5am Club". Experimente e depois me diga como foi.

Até logo mais com os relatos do #day12.

Nenhum comentário: