Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

domingo, 17 de julho de 2016

#Day12 - Concentração no volume máximo

Bom dia!

"Em Brasília são cinco horas. Repita! Em Brasília são cinco horas". Quem nunca ouviu essa frase pela manhã na Rádio Jovem Pan? Com certeza, para os membros do "5am Club", essa frase já faz parte da rotina matinal.

E como foi mais um sábado quebrando todos os preconceitos e acordando às 5h da manhã?



Apesar de ter deitado às 23h na noite anterior, foi bastante difícil largar o travesseiro nesse 12º dia de desafio "My 5am Club" e senti a necessidade de tirar um cochilo na parte da tarde. Mas deu tudo certo, aproveitei a manhã para ler os textos que fui separando durante a semana. O dia estava muito bonito, o sol tomou conta da casa toda e, com a companhia dos meus pássaros artificiais do Spotify, coloquei várias tarefas em dia. Falando em música, gostaria de compartilhar com vocês meu novo vício de concentração e produtividade.

Concentração no volume máximo

Você já ouviu falar de White Noise, Brown Noise ou Pink Noise? Pois bem, estou fascinado no poder desse tipo de som para isolar o som ambiente e para concentrar no trabalho e nas minhas leituras. Confesso que coloco meus fones na playlist do Spotify e chego a perder a nossa de tempo que fico focado na minha atividade.

Sempre tive muito dificuldade para concentrar em ambientes com muito barulho. Durante muito tempo, utilizei a própria música para tentar me concentrar, mas letras em português ou em inglês acabavam atrapalhando minha concentração, pois minha cabeça queria ouvir cada palavra da música. Tentei música instrumental e fiquei com muito sono. Já a música eletrônica sempre foi a melhor opção, mas ao longo do tempo, eu ia me cansando. E finalmente encontrei a melhor opção. 

Muita gente acha esse som irritante. E eu te digo que eu também achava no começo, mas com o tempo fui me acostumando e, pesquisando melhor, descobri a ciência por trás desse ruído.

Sabemos que o som é uma onda mecânica que precisa de um meio (ar, água, terra etc.) e é representado basicamente por uma senoide (tipo de onda), onde podemos encontrar e calcular sua frequência, que é medida em Hertz (Hz). O ouvido humano consegue diferenciar vários tipos de som, de acordo com a frequência de cada um deles.

Os vários tipos de ruídos como o Branco (do inglês, White), Marrom (Brown) ou Rosa (Pink), são basicamente ruídos formados pela combinação de sons com várias frequências diferentes. Cada tipo de ruído pode ter uma potência diferente e isso diferencia o modo como ouvirmos cada um deles.

Um Ruído Branco pode parecer o barulho de uma televisão fora do ar, e geralmente traz uma sensação de tranquilidade se ouvido em tom baixo. O Ruído Rosa pode ser exemplificado pelo som da chuva, e possui características que são intermediárias ao ruído branco e ao ruído marrom. Já o Ruído Marrom, poderia ser o som das ondas no mar. Ele é produzido devido ao movimento Browniano e possui uma energia maior que o ruído rosa em frequências baixas.

Por que você não experimenta? Mas tente resistir à estranheza inicial. E depois deixa um comentário me contando o que achou.


Amanhã estarei de volta com mais um texto sobre a minha experiência de "5am Club". Tenham um ótimo final de semana.

Nenhum comentário: