Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

quinta-feira, 14 de julho de 2016

#Day9 - O processo está ficando automático

Olá! Bom dia!

No nono dia está me parecendo que o hábito de acordar às 5h está se tornando cada vez mais natural e automático. Hoje despertei sem o alarme tocar, infelizmente não sei dizer a hora exata, pois como deixo o celular longe e não tenho outro relógio por perto da cama, acabei ficando deitado até ouvir o despertador.

Eu estava muito cansado depois de tudo que aconteceu na terça-feira e fui deitar antes mesmo das 22h. Entretanto não tive uma noite de sono com qualidade, foi uma noite bastante turbulenta e não tive a sensação de energia renovada. A conta da má noite de sono veio logo depois do almoço, quando bateu a sonolência, e como não tenho oportunidade de tirar um cochilo de 20 minutos, tive que segurar a barra com café e música no fone de ouvido.

Pratique compaixão

Durante todo esse processo de experiência de acordar mais cedo e de colocar a cabeça para funcionar, tenho compartilhado alguns materiais da minha aprendizagem diária no meu perfil do Facebook, mas acredito que algumas merecem a replicação aqui nesse espaço.

Já escrevi sobre a prática meditativa e como tenho me sentido bem após ela, diariamente. Durante o curso que realizei para aprender a metodologia Vipassana, foi exposto o que algumas organizações têm feito para implementar a rotina de meditação e colher os seus efeitos.

Uma dessas empresas é o Google - o que não é de se espantar, não é mesmo? 

E um dos principais responsáveis pelo assunto dentro dessa gigante do Vale do Silicio é o engenheiro Chade-Meng Tan. Ele tem um livro bastante recomendado chamado "Busque dentro de você" (em inglês Search Inside Yourself, com o óbvio trocadilho com o serviço de buscas do Google).


Segundo o autor, ser emocionalmente inteligente é a principal característica que diferencia as pessoas bem-sucedidas das demais. O programa de desenvolvimento pessoal criado por Chade-Meng Tan tem trazido benefícios tão relevantes para os funcionários do Google que ele resolveu transformá-lo em livro. A missão deste livro é bastante simples: ensinar a construir uma vida melhor dentro e fora do escritório.

Se procurar no Youtube, você encontrará inúmeros vídeos das palestras de Chade, inclusive um "Talks at Google" (canal imperdível - inclusive - se não conhece ainda, acesse). Mas como o objetivo é ser breve, compartilho aqui um dos TEDTalks, que achei muito interessante e que possui legendas para que, até aqueles que não tem fluência em inglês, possam aprender um pouco com esse gênio.

"Google, onde confiam a um engenheiro ensinar Inteligência Emocional."
"Compaixão é divertida e lucrativa."


Até logo!

Nenhum comentário: