Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

quinta-feira, 7 de julho de 2016

#Day2 - Primeiras adaptações na rotina

Bom dia! Como vai?

O segundo dia no "5am Club" foi bem mais tranquilo para levantar, tomar o banho para despertar e estar pronto para o dia. Apesar de ter deitado um pouco mais tarde (23h), a empolgação com a produtividade e com as conquistas do dia anterior turbinaram a animação para acordar.

Fase de adaptações

Depois do primeiro dia, já dá para implementar alguns hábitos e criar novas metas e desafios para essa rotina. Desde outubro, eu já estava habituado com o Hack #26 - "Beba água com limão assim que sair da cama" do livro Hackeando Tudo do Raiam dos Santos (e aí? já comprou e começou a ler? se ainda não, aproveite e clique aqui), mas no primeiro dia percebi que seria uma boa ideia tomar também uma xícara de café, para melhorar o ânimo nesse período, e comer alguma coisa para não ficar com o estômago vazio até o horário do meu café da manhã propriamente dito às 8h. E valeu a pena!

"Tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado"

Apesar de ser administrador por formação, minha cabeça de financista (falando nisso, já leu minha coluna no blog Desengravatados.com? Aposto que você vai gostar do blog inteiro!) é bem exata.
No segundo dia já tive a ideia de criar uma planilha para o "meu 5am Club". Sempre me dei bem em alcançar minhas metas quando acompanho diariamente o progresso de cada uma delas.

Fiz uma tabela simples no Excel com 66 quadradinhos e todo dia de 5am club vou marcar um X.
Tabela colada no banheiro para sempre que eu acordar e for desligar o despertador, poder olhar para ela e lembrar que tenho um objetivo que quero alcançar e nem pensar duas vezes em despertar e ir pro fight. Fiz um destaque no dia 21, que é meu primeiro ponto de controle e no 66º dia, que é o "último" do desafio e, chegando lá, vou me recompensar e me dar um presente por ter alcançado (também sempre faço isso, me recompenso quando alcanço algo que estipulei anteriormente). Se quiser a planilha, deixa comentário aqui no site que eu te envio na mesma hora.



Mas por que 21 e 66 dias? 

Não, acordar cedo não me deixou doido. No livro "O Poder do Hábito", o autor Charles Duhigg diz que nossos hábitos não nascem conosco, pelo contrário, eles são criados por nós mesmos e, como qualquer criação, eles podem ser modificados ou até descartados. Isso só é possível porque temos um mecanismo psicológico que pode ser chamado de “loop do hábito”, um processo dividido em três partes: na primeira, há uma deixa, um tipo de disparo que faz o comportamento se desdobrar automaticamente; o próximo passo é a rotina, o comportamento em si e o último passo é a recompensa e é por causa dela que os hábitos existem.

Até há pouco tempo acreditava-se que para modificar ou automatizar um hábito eram necessários  21 dias (viu? por isso meu primeiro step). Mas, um estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que para transformar uma nova atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de 66 dias. Entendeu agora?


E durante o dia, como foi?


Mais uma vez tive muita energia e empolgação durante o dia, não tive sonolência nem mesmo após o almoço. Estou realmente muito impressionado com isso!

Amanhã acredito que será mais desafiador manter o ritmo, porque hoje devo ir dormir ainda mais tarde, pois tem futebol na televisão. Vamos acompanhar.



Até logo.

11 comentários:

Unknown disse...

Que legal, Sérgio! Parabéns! Estou curtindo acompanhar seus relatos! Você poderia me enviar a tabela? Meu e-mail é Marcellemartins.96@gmail.com. Obrigada e sucesso!

Unknown disse...

Que incrível!! Quero começar a ser adepta ao 5am, e gostaria de receber a tabela, se puder me enviar... lara.gabriellen@gmail.com muito obrigada desde já.

Unknown disse...

olá, gostaria de saber se voce acorda as 5 da manha nos finais de semana? e pode me mandar a planilha? obrigado

Sérgio Bonomi disse...

Bruno, acredito que um dos maiores segredos seja mantém no final de semana, porque daí você hackea o seu cérebro para não dividir os seus dias em úteis e finais de semana. Estou mantendo independente do dia da semana. Posso te mandar a planilha por e-mail, basta me passar seu endereço, por favor.

Unknown disse...

Oi! Estou adorando o blog! Vc poderia me passar a planilha? Vou entrar para o 5am club! ;) Meu email: amandabarross@msn.com

Unknown disse...

Sérgio bom dia. Eu já tinha lido algumas coisas sobre o 5am club. Tentei iniciar mas não fui a diante, hoje estou decidido a tomar as rédeas disso é a primeira coisa que fiz ao acordar foi buscar mais informações na internet e de primeira encontrei seu blog que já me motivou demais, pois lendo ele eu levantei da cama e iniciei meu dia....muito obrigado e tenha um ótimo dia.

Guilherme disse...

Gostaria de implementar esse hack tambem vice pderia enviar a planilha no gui_tonial@hotmail.com

Flávio Orelhana disse...

Muito bom! Começando a ler...

Unknown disse...

Cara, quero fazer parte disso! Pode me enviar a planilha no luizeduardolara@hotmail.com ..obrigado!

luananetgomes disse...

Olá, Sérgio.
Estou lendo seus relatos, e estou amando!!!
Quero dar uma guinada na minha vida, para melhor, é claro, rsrsrs,e para que hajam mudanças, devemos mudar nossa rotina também.
Saiba que seus relatos, bem como os posts da sua inspiração, o Raiam, são minha inspiração.

Sei que estamos em 2017, e este post foi do ano passado, mas você poderia me enviar a planilha?

Caso a resposta seja afirmativa, meu e-mail é: luananetgomes@hotmail.com

Luana Mariah disse...

Estou amando seu blog!