Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sábado, 23 de julho de 2016

#Day18 - O Café do Vale do Sílicio

Olá! Bom dia!

Mais um dia aqui, firme e forte, acordando às 5h e compartilhando minha rotina com a companhia de vocês.

Nesse 18º dia, acordei com bastante energia, já que no dia anterior consegui deitar um pouco mais cedo, por volta de 22h30 (ainda fora da meta que é 22h), mas senti os efeitos na disposição pela manhã. 

Me senti bem melhor do que nos demais dias da semana. Mas imediatamente antes e depois do almoço, senti o cansaço da semana chegar e como iria pegar a estrada dirigindo à noite, por volta das 17h tomei uma dose de cafeína em cápsula (utilizo uma que comprei na farmácia comum mesmo).

Essa semana implementei uma nova experiência no meu dia, conforme falei no post do 13º dia, que é o "Bulletproff Coffee" (ou Café à prova de balas, em português) e estou sentindo alguns efeitos incríveis, de verdade, e à pedidos gostaria de compartilhar com vocês mais informações sobre esse café que faz tanto sucesso no Vale do Silício.

O Café do Vale do Silício



Que o ambiente Californiano é propício para o desenvolvimento da criatividade e para o surgimento e inúmeras empresas que estão revolucionando nossas vidas, todos nós já lemos e sabemos. Entretanto o mais novo produto da região promete emagrecer, dar energia e fazer bem ao cérebro. Tudo isso acontece porque a bebida tem baixo índice glicêmico e gorduras de cadeia média, que são gorduras que não usam nenhum tipo de energia para serem digeridas, sendo rapidamente assimiladas pelo nosso corpo (se ficar curioso sobre a adição de gorduras saudáveis na dieta, pesquise mais sobre a dieta paleo ou lowcarb).

Dave Asprey é empreendedor do Vale do Silício, que fica em San Francisco no estado da Califórnia nos Estados Unidos, e fundou sua empresa com foco no movimento de "biohacking". O produto mais popular até o momento é o "Café à Prova de Balas" (Bulletproof Coffee), que é na menos do que um mix de café, óleo de coco e manteiga. Segundo reportagem do site da Revista Bazaar, o criador realizou pesquisas desde os Andes até o Tibete até chegar no blend perfeito.

Segundo a colunista Anna Paula Buchalla, "os que a consomem no lugar do café-da-manhã tradicional relatam melhoria nos níveis de energia e atenção". E eu vou te falar que pode até ser efeito placebo, mas eu estou sentindo isso mesmo.

O café dos empreendedores pode ser feito facilmente em casa: basta café coado (aproximadamente 300 ml), duas colheres de sopa de manteiga SEM SAL (aproximadamente 25g) - não serve com sal - e duas colheres de sopa de óleo de coco extravirgem e depois bater tudo no liquidificador. A aparência final do blend lembra bastante um café com creme ou um leite com café e o sabor é muito bom.


Apesar da receita ter ficado famosa por causa do Dave Asprey, que a popularizou entre os empreendedores norte-americanos, a adição de manteiga no café é uma prática bastante comum entre nossos ancestrais (pode perguntar para a sua avó!).

Após algumas pesquisas, inclusive no próprio site do Bulletproof Coffec Exec., fui fazendo algumas modificações no meu preparo matinal de café. Atualmente utilizo um pó de café do interior paulista, preparo-o em um cafeteira italiana (moka) - não existe nada igual! sabor e aroma ímpar - utilizo o óleo de coco extravirgem e por último a manteiga Ghee (sem sal e sem lactose) que aprendi a preparar em casa mesmo, por meio desse vídeo. O sabor do coco praticamente desaparece, mas a troca da manteiga convencional sem sal pela Ghee dá um diferencial. Diminui um pouco o sabor de gordura, que nosso cérebro ainda está acostumado a rejeitar, mas é um processo de adaptação do nosso organismo para passar a utilizar o óleo e a proteína como fontes de saciedade. 

Sei que esse assunto é bastante polêmico, pois temos receio a inclusão de gordura em nossas dietas, mas não precisa acreditar em mim (até porque não sou nenhum especialista em nutrição), mas faça você mesmo seu Café turbinado e depois me conta nos comentários o que achou.

Até amanhã!

2 comentários:

Guilherme disse...

Fala Sergio, estou implementando a rotina do 5am e gostei da sua dica de app para meditação.
Em relaçao ao cafe a prova de balas, faz uns 6 meses que tomo e realmente az diferença, tirou minha fome de manhã e o sono tbm kkkk
Uma opçao da manteiga gher e comprar manteiga normal(se possivel na feira mais natural) e e colocar em banho maria e retirar a parte brance que fica em cima, depois fica com o mesmo aspecto da ghe(https://m.youtube.com/watch?v=OqRN7Wd_wiU)
Valeu pelas dicas, mais um parceiro do my5amclub

Sérgio Bonomi disse...

Oi Guilherme!

Muito obrigado pela dica da manteiga. É exatamente assim que faço! E economizo uma grana kkkkk

Depois me conta como foi a implementação da rotina do 5am.

Abraço