Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

quarta-feira, 20 de julho de 2016

#Day15 - Aprendendo com gigantes

Bom dia!

Olá! Estou aqui mais um dia para relatar minha experiência na implementação de hábitos saudáveis iniciados com o despertar às 5h da manhã. Mas primeiro vamos falar do 15º dia de "5am Club".

Na noite anterior, consegui me organizar melhor e ir para a cama mais cedo e peguei no sono por volta das 22h30. A pressão tá grande para conseguir manter a meta de deitar às 22h, já não bastava o despertador às 21h50, também já tem amigo me mandando mensagem cobrando. Mas realmente, o segredo de acordar com mais disposição no dia seguinte está no horário de dormir. E isso foi o que aconteceu na  terça-feira. Acordei bem mais disposto pela manhã e não tive sono durante o dia.

Vale ressaltar, que voltei a rotina de treinos no Crossfit e até agora não tive nenhuma alteração no sentido de me sentir mais cansado no decorrer dos dias, por estar acordando mais cedo e ainda praticando uma atividade física de alta intensidade.

Modelando hábitos vencedores

Durante esses últimos 15 dias, tenho aproveitado o tempo entre às 5h e às 8h para ler e escrever aqui para o blog. Nessa semana passada vi uma entrevista com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, comentando qual é a primeira coisa que ele faz pela manhã e li um texto bastante interessante, nesse sentido, no site da Revista Forbes.

O título do artigo é "The Morning Habits Of Highly Successful People" (em tradução livre, Os Hábitos Matinais das Pessoas Altamente Bem Sucedidas) e trazia o resultado de uma pesquisa realizada pela HomeArena na Inglaterra, mapeando os hábitos na manhã de 23 pessoas altamente bem sucedidas nos negócios e na vida. Algumas dessas pessoas estudadas aproveitam que acordam cedo para ler o jornal ou aproveitam o tempo com a família, já outras praticam meditação ou yoga e a maioria faz exercícios físicos. Além disso, a pesquisa conclui o que eles NÃO fazem: "ativar a função soneca do despertador".

Alice G. Walton, colunista da Forbes, afirma que o que fazemos pela manhã tem efeitos sensíveis no nosso humor e no nível de eficácia durante o dia. A autora ainda reforça, que nosso cérebro é incrivelmente plástico e com a prática, somos capazes de desenvolver novas rotinas.

Entrando em mais detalhes, o estudou mostrou que 59% das pessoas pesquisadas durantes esses anos, aproveitam a manhã para fazer exercícios. Em segundo lugar está o tempo com a família em 41% dos casos e logo em seguida a leitura de e-mails (36%) e notícias (32%).

Alguns exemplos

O atual ex-primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron aproveita a manhã para ficar com a família e não permite televisão ligada nesse momento. Logo depois, vai para o trabalho lendo os jornais do dia.

Tim Cook, o presidente da Apple, acorda, olha os e-mails e logo em seguida faz alguns exercícios.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma rotina de exercícios, que incluem pesos e aeróbicos. Depois desse compromisso com a saúde física, ele aproveita para tomar café com a esposa e com as filhas e às auxilia na ida para a escola.

Richard Branson, fundador da Virgin Group e assumidamente membro do "5am Club" não abre mão de se exercitar e passar um tempo com a família antes de qualquer compromisso no seu dia.

O fundador do Twitter, Jack Dorsey, não vai para o escritório sem antes meditar e em seguida correr 6 milhas (aproximadamente 9,6 km).

O CEO do Starbucks aproveita a manhã para caminhar com seus 3 cães, faz sua atividade física e em seguida prepara o seu próprio café e o de sua esposa.

E aí? Onde você quer chegar? Quem mais te inspira? O que essa pessoa faz pela manhã? Deixem as respostas nos comentários, dizendo o que você faz pela manhã e o que pretende mudar para ter um hábito mais saudável e produtivo.

Amanhã estarei de volta. Até logo!

4 comentários:

Unknown disse...

Sérgio, parabéns pelo Blog. Estamos na mesma pegada, por coincidência terminei caindo aqui. Muito bacana saber que tem mais gente "jogando esse jogo". Segue firme na action! Grande abraço

Vall moreno*** Ator *** disse...

Parabéns estou curtindo o blog e estou aos pouco inserido esse hábito em
My life ��������

Sérgio Bonomi disse...

Germano, muito obrigado pelo seu comentário! Vamos juntos nesse jogo!
Bora pra action!

Abraço e sucesso nos seus planos.

Sérgio Bonomi disse...

Vall, muito obrigado pela sua audiência ao blog.

Espero que você consiga inserir o hábito "5am Club" com sucesso em sua rotina.
Não deixe de compartilhar aqui depois como foi sua experiência.

Abraço!