Postagem em destaque

#DayOne - O primeiro dia e os motivos dessa nova rotina

sábado, 6 de agosto de 2016

Semana #Day26 a #Day32 - Saía da zona de conforto

Olá! Tudo bem?

Mais uma semana de "5am Club" com uma sensação de energia e de paz com essa nova rotina. Acredito que o corpo já se acostumou e a rotina está bastante inserida na mente. Tenho despertado de forma bastante automática, a qualidade do sono está excelente e os treinos físicos (Crossfit) estão rendendo normalmente.

Uma coisa curiosa que tem acontecido é que quando vou dormir muito tarde no dia anterior, acordo com mais sono do que o normal, mas após a prática meditativa sinto uma energia enorme e a produtividade dá aquele "start".

Outra percepção que tenho notado é a sensação de saciedade que o Bulletproof Coffee dá. Tenho feito dele a minha primeira refeição do dia, depois às 7h faço meu café da manhã convencional com castanhas e açaí e daí só vou sentir fome mesmo por volta de 10h30 e 11h. Aí sim faço meu lanche da manhã e vou almoçar com menos fome e, como geralmente vou em restaurante à quilo, acabo pegando bem menos comida do que quando vou com muita fome, economia financeira e economia de calorias.

Nesse período de "5am Club" tenho aproveitado para ler e estudar mais e um tema que tenho dedicado é ao biohacking. No futuro, vou dedicar um post exclusivo ao assunto, mas resumindo de forma bastante breve, biohacking é a prática de turbinar seu organismo e é exatamente isso que tenho sentido com a prática de acordar às 5h da manhã diariamente, independente se é dia útil ou final de semana. Estou enganando meu organismo e ele não deixa a preguiça tomar conta.

Mais uma das práticas que tenho utilizado, desde outubro de 2015, e acredito que tem impacto diretamente no meu desempenho em relação à produtividade, imunidade e até recuperação dos treinos de Crossfit, vem (mais uma vez) do livro do Raiam dos Santos "Hackeando Tudo" e é o Hack #41 - " Tome banho frio".  

Saindo da zona de conforto

Tomar banho frio com certeza não é a coisa mais agradável do mundo, apesar que, em algumas épocas do ano, no Brasil é mais do que recomendado, é necessário. Mas quero me ater aos benefícios para nosso corpo.

No livro, o próprio Raiam já afirma que é cientificamente comprovado que o banho gelado nos deixa mais alertas (produtividade), melhora nossa imunidade (previne as gripes), diminui o nível de stress e até funciona como um antidepressivo natural, com poderes analgésicos (melhora a recuperação dos treinos de Crossfit). Ele ainda recomenda o livro "Cold Showering 101", que eu também li e corrobora com essas afirmações. Após ouvir sobre esses relatos, fui testar e posso te afirmar que sinto cada um deles na prática.

Além de todos esses benefícios (biológicos) que tenho experimentado, literalmente na pele, assisti recentemente à um TEDx, que me deu um dos pontos mais forte de convencimento para adoção da prática.

Na apresentação de Joel Runyon, ele afirma que o banho frio nos tira da zona de conforto e que isso nos torna mais preparados para tomar decisões importantes na nossa vida. Deixo a seguir o vídeo completo para que vocês possam ouvir como ele trata, até com um pouco de humor, o assunto.


E aí? Por que você não aproveita que está com as ideias frescas na cabeça e não testa hoje mesmo?
Nos dê esse voto de confiança e depois volta aqui para comentar o que achou da experiência.

Até a próxima semana!

3 comentários:

Unknown disse...

Sensacional Sérgio!

Conheci o blog hoje através do GunCast e já li todos os posts.

Sempre tive dificuldades para acordar cedo, mas tenho certeza que com essas diversas ferramentas que você nos passou e principalmente pela produtividade gerada nessas horas do dia, vou aderir ao desafio!

Sucesso e obrigada por compartilhar esses conteúdos conosco!

Sérgio Bonomi disse...

Gabrielle, muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando o blog!

E não deixe de compartilhar aqui comigo como foi sua experiência assim que começar a fazer parte do "5am Club".

Abraços e sucesso na sua empreitada!

felipechad disse...

Tá demais! Parabéns pelo blog!!